Gerenciamento de Projetos: Cuidado com as tais “metodologias” e siglas

Quando se fala em gerenciamento de projetos cinco palavrinhas vem à mente da maioria das pessoas: PMI, PMP, PMO, PMBOK e metodologia.

A partir daí você conclui que para ser um bom gerente de projetos você deve:

  • Conhecer a metodologia PMI
  • Conhecer a metodologia PMP
  • Seguir a metodologia PMBOK
  • Ser um PMO certificado

“Mas, é isso mesmo?”

Resposta: ERRADO! Mito, mito e mais mito!

Primeiramente PMI não é nenhuma metodologia e sim uma sigla que representa Project Management Institute, instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.

No começo dos anos 90 o PMI lançou um guia chamado PMBOK (Project Management Book Of Knowledge), atualmente em sua 5ª edição, que nada mais é do que um guia com um conjunto de boas práticas sugeridas para gestão de projetos. Reparou nas palavras guia e sugeridas que estão grifadas? O PMI não criou nenhuma “metodologia”.

Pior ainda é ver anúncios de vagas procurando profissionais com metodologia PMP ou certificados PMO!

O que existe é a certificação PMP (Project Management Professional) que consiste em um exame aplicado pelo PMI onde a pessoa atesta seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos.

PMO é a sigla para Project Management Office, traduzindo para o português: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Trata-se de uma departamento da empresa especializado em dar suporte ao gerenciamento de projetos, provendo treinamentos, suporte, diretrizes, templates, cedendo gerentes de projetos e, dependendo da empresa, responsável por garantir que os projetos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Após toda essa introdução teórica e cheia de siglas, vamos direto ao ponto. Conhecer as boas práticas e ser um profissional certificado é importante?
Resposta: SIM!

“Mas, isso garante que serei um gerente de projetos de sucesso?”

Resposta: DE FORMA ALGUMA!

Não só no gerenciamento de projetos como na vida, o fator humano é decisivo! De nada adianta um forte embasamento teórico se você deixar de lado o fator comportamental, não saber interagir com as pessoas, não saber lidar com pessoas, emoções e sentimentos! É aí que entra o fator mais crítico e complexo de qualquer projeto, e que não está escrito em livro nenhum: O SER HUMANO!

Fonte: Vitor Massari – profissionaisti.com.br