Metodologias Ágeis – Scrum
As metodologias ágeis têm o objetivo de acelerar o desenvolvimento do software visando a melhoria contínua do processo, gerando benefícios como o aumento da comunicação e interação da equipe, organização diária para o alcance da meta definida, evitar falhas na elaboração, respostas rápidas às mudanças e aumento significativo da produtividade.
O que é Scrum?
O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. É utilizado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.
Como Funciona?
Sprints
No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um tempo definido dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que no Scrum são chamadas de Sprints e geralmente duram de 2 a 4 semanas.
Product Sprint Backlog
As funcionalidades a serem implementadas no projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting (uma reunião de planejamento), na qual o Product Owner (quem representa os envolvidos) prioriza todos os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as funcionalidades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As funcionalidades alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
Kanban (Quadro de Trabalho)
O time também pode possuir um “quadro de trabalho”, também chamado de Kanban, para organizar as atividades dos itens de Backlog da Sprint, separando-as em basicamente em quatro estados (isso pode variar de projeto a projeto): A fazer, Em andamento, Em Testes e Concluído. Esse “quadro” é muito produtivo, pois basta olhar para ele para realizar a leitura do progresso da Sprint.
Daily Scrum
Diariamente, em uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião de no máximo 15 minutos com todos os participantes em pé, chamada Daily Scrum. O objetivo é cada integrante dizer o que fez no dia anterior, o que pretende fazer no dia que se inicia e se existe algum impedimento que está atrapalhando o seu trabalho.
Sprint Review Meeting
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting onde o time mostra o que foi alcançado neste sprint. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado e a equipe inicia o planejamento do próximo Sprint.
Burn Down Chart
O Burndown é um simples gráfico, com dois eixos X e Y, baseado nas atividades que não ultrapassem um dia de trabalho. O eixo X indica o número de tarefas existentes no Sprint e o eixo Y os dias que representam o tamanho do Sprint.
Papéis e Responsabilidades
São 3 os papéis principais: o Product Owner, o Scrum Team, e o Scrum Master:
Product Owner
- Define os requisitos do produto, decide a data de release e o que deve conter nela.
- É responsável pelo retorno financeiro (ROI) do produto.
- Prioriza os requisitos de acordo com o seu valor de mercado.
- Pode mudar os requisitos e prioridades a cada Sprint.
- Aceita ou rejeita o resultado de cada Sprint.
Scrum Master
- Garante que o time esteja totalmente funcional e produtivo.
- Facilita a colaboração entre as funções e áreas e elimina os impedimentos do time.
- Protege o time de interferências externas.
- Garante que o processo está sendo seguindo. Participando das reuniões diárias, revisão da Sprint, e planejamento.
Scrum Team
- Multifuncional, entre 5-9 membros.
- Seleciona, entre os itens priorizados, os que irão ser executados durante a Sprint.
- Tem todo o direito de realizar o que quiser dentro da Sprint
Fonte: Metodologias Ágeis – BRQ